junto de estudantes e população em geral que salvaguardem a protecção e uso sustentado do património espeleológico.
Inventário e topografia das grutas de Timor-Leste.
Documentação relativa às cavidades estudadas, de acordo com as normas internacionais, incluindo as respetivas topografias, registos fotográficos, geológicos, biológicos e de eventuais vestígios arqueológicos e paleontológicos. Os dados recolhidos são analisados e partilhados com os parceiros locais e, posteriormente, divulgados através da publicação dos respetivos relatórios.
os recursos hídricos das regiões calcárias representam cerca de 20% das reservas de água potável à escala planetária, o desenvolvimento desta atividade de uma forma sistemática permite um melhor conhecimento do potencial hídrico destas regiões, bem escasso e imprescindível quer para consumo das populações quer para atividades agrícolas e pecuárias.
é com a partilha de informação e conhecimento nos mais diversos domínios da espeleologia que Timor-Leste e os seus espeleólogos podem continuar a desenvolver trabalhos neste domínio contribuindo assim para um maior e melhor conhecimento do seu património natural, hídrico, civilizacional e cultural. Desta forma também se assegura que outras áreas, científicas ou recreativas, possam beneficiar dos novos valores que este projeto acrescenta à atualidade Timorense.
Desenvolvimento de acções de sensibilização para a proteção e uso sustentável das grutas e do meio envolvente.